A Ilha do Mel é uma prova de que o litoral do Paraná possui seus encantos. Imagine um lugar onde carros são proibidos, as praias são limpas (e algumas desertas), o pôr do sol é exuberante e o céu noturno é um espetáculo. Eis a ilha.
Antigamente tudo era bem rústico, mas hoje em dia há um equilíbrio entre o conforto e a simplicidade.
Contato íntimo com a natureza, longas trilhas, passeios de barco, caiaque, SUP, bares com shows ao vivo e bons restaurantes (alguns um tanto caros) são mais atrativos deste pequeno paraíso paranaense.
Para servir como dica para quem pretende visitar a Ilha, aqui vai o nosso roteiro de três dias, o que é suficiente para conhecer tudo, mas que vai te deixar com aquele gostinho de quero mais.
DIA 1 – Gruta das Encantadas, Prainha, Restaurante Eclipse
Para chegar na Ilha é tranquilo. Saindo de Curitiba basta ir até Pontal do Sul, deixar o carro em um estacionamento e pegar o barco até a ilha, escolhendo se você vai ficar em Nova Brasília ou Encantadas. Qual das duas partes ficar? Aparentemente, Encantadas continua sendo um pouco menos movimentada, mas no final das contas, não faz muita diferença.



A pousada Chalés Sunshine oferece o conforto necessário para a Ilha do Mel, é uma pena que os chalés do andar de baixo sofrem com o barulho dos vizinhos de cima.
Para não perder tempo, rapidamente fomos até a Gruta, que fica bem próxima da pousada. Depois, aproveitamos o final do dia em um bar na frente do mar. Só relaxando…



DIA 2 – Gruta das Encantadas, Caminhadas, Caiaque, Aquele pôr do sol
No outro dia voltamos para a Gruta, porque além de perto de onde ficamos é bem bonito. E merecia fotos com uma câmera decente!





Hora de caminhar.
Estava calor, mas chuvas rápidas davam uma boa refrescada. Pena que as pedras ficaram lisas, impedindo que nossas andanças fossem mais ousadas. De qualquer forma, fomos até a Ponta da Nhá-Pinha e a deserta Praia do Miguel, locais que permitem lindas vistas.




Antes de aproveitar o pôr do sol, deu tempo de desbravar as marolas da prainha em um caiaque.

Depois foi só procurar um lugar nas pedras e admirar o céu.




DIA 3 – Barco para Nova Brasília, Farol, Fortaleza, Banho de Mar
Dá para ir de Encantadas até Nova Brasília caminhando, mas vai que tem umas pedras escorregadias pelo caminho, né? Por isso optamos por ir de barco, mas o fato é que a caminhada do Farol até a Fortaleza já é considerável. E tem a volta!









Também é possível ir do Farol até a Fortaleza de bicicleta, um passeio bem bacana, já que a areia é bem dura.
O ideal é passar uma semana na Ilha. Aí sim dá pra aproveitar tudo!


Deixe um comentário